O encontro 2 destina-se a produção de biodiesel com a utilização de diferentes concentrações de catalisadores. Para tanto, os alunos serão orientados a partir de protocolo apropriado com a metodologia. Esta etapa será realizada no laboratório no Bloco 57 com a supervisão dos professores responsáveis e em grupos de 4 alunos.
O objetivo da atividade é analisar os diferentes resultados obtidos em cada grupo.
A extração será realizada em equipamento de extração de óleo e a análise em cromatografia. Após a realização da atividade, os grupos serão reunidos em uma sala para apresentação e discussão dos resultados.
Produção de biodiesel a partir do óleo extraído de soja.
Objetivo:
Produção de biodiesel a partir de óleo de soja e comparação de resultados preliminares.
Material:
Agitador magnético, proveta, solução de hidróxido de sódio e de hidróxido de potássio em diferentes concentrações.
Serão usadas as seguintes concentrações de catalisador (KOH e NaOH): 0,50; 1,0; 2,5 e 5,0% m/m, considerando 50,0 g de óleo vegetal.
Procedimento:
Em um Erlenmeyer de 125 mL seco, adicione 14,0 mL de metanol p.a. (CAPELA!!!) e, em seguida, a massa adequada do catalisador. Insira a barra magnética no Erlenmeyer, cubra a boca
do frasco com papel alumínio e inicie a agitação.
Após a completa dissolução do KOH no metanol, interrompa a agitação e adicione 50,0 g de óleo de soja ao frasco. Anote suas observações. Cubra novamente a boca do erlenmeyer com papel alumínio. Agite a mistura moderadamente por 30 min. Anote os tempos de mudanças de coloração e homogeneidade da mistura durante a reação.
Transfira o conteúdo do erlenmeyer para uma proveta de 100 mL. Acompanhe a separação de fases por 1 h. Tente identificar em qual mistura há a melhor separação de fases.
Usando uma pipeta graduada, retire 2 alíquotas de 2 mL da fase inferior e da fase superior. Teste a miscibilidade dessas fases com etanol e hexano (éter de petróleo).
Anote suas observações.
Qual fase é o biodiesel?
Retire 2 mL da fase de biodiesel e adicione 2 mL de água. Agite muito levemente a mistura. Anote as características da fase aquosa.
Transfira o restante da fase de biodiesel para uma outra proveta de 100 mL e adicione pequenas porções de solução saturada de NaCl, agitando suavemente. Espere as fases separarem e reserve para posterior teste de viscosidade.
Durante o processo de obtenção do biodiesel, os alunos receberão um roteiro para observação e descrição. As questões a serem discutidas serão:
Que reação ocorre quando o etanol é misturado ao NaOH? E KOH?
O que acontece com a coloração do meio reacional?
Explicar as reações que estão ocorrendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário